Category Archives: Info

Contar (com) a Medicina | Reedição

O Projecto N&M tem o prazer de anunciar a segunda reedição da antologia Contar (com) a Medicina (2018). Publicada pela editora Caleidoscópio, esta versão revista e alargada dos dois volumes anteriores (Pedago, 2015 e 2016) foi organizada por Isabel Fernandes, Maria de Jesus Cabral, Teresa Casal, Alda Correia e Diana V. Almeida.

DSC_0014

DSC_0017

DSC_0015

Encontros da Primavera 2018 – Oncologia | Conferência Inaugural

Entre os dias 11 e 14 de Abril, decorreu em Évora um dos mais importantes eventos nacionais na área da Oncologia. A sessão de abertura desta oitava edição dos “Encontros da Primavera” contou com a participação da Prof. Doutora Isabel Fernandes, coordenadora do Projecto Narrativa & Medicina, que proferiu a Conferência Inaugural “A importância da Medicina Narrativa na era da tecnologia”.

Reunindo mais de mil especialistas em torno do debate sobre os últimos avanços no diagnóstico e tratamento do cancro,  os “Encontros da Primavera” pretendem contribuir “para a formação e actualização dos oncologistas, com a finalidade de tratar melhor os doentes portugueses”, segundo a Comissão Organizadora deste evento.

f63fb9fc1888bac2143cb5d1de3bea0f_XL

1524136998411

1524136953191

 

Curso de MN em Nice

Entre os dias 28 de Fevereiro e 3 de Março, realizou-se um curso de Medicina Narrativa na “Faculté de Médecine de Nice”, dinamizado por investigadores do Projecto N&M: Maria de Jesus Cabral, António Barbosa e Nuno Proença. O artigo no La Strada dá conta deste evento:

LaStrada288-MedecineNarrative

Algumas fotografias, ilustrativas do evento:

IMG_2697

IMG_2789

IMG_2901

Sobre o Projecto

O projecto Narrativa & Medicina pretende explorar as intersecções entre as Humanidades e a Medicina, nas relações terapêuticas com os doentes, por meio de um grupo interdisciplinar constituído por investigadores do Centro de Estudos Anglísticos e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, entre outros. Com um Congresso Internacional realizado em Setembro de 2010 e dois Ciclos de Conferências e Programas de Formação em 2011 e 2012, o projecto conta ainda com a Professora Rita Charon (Columbia University) como consultora científica e com parcerias internacionais com o Centre for the Humanities and Health, do King’s College (Londres) e o Laboratoire d’Éthique Médicale, da Université Paris Descartes. Apostado na formação de profissionais de saúde e de investigadores em Humanidades, nesta nova área disciplinar de fronteira, este projecto promoveu, pela primeira vez em Portugal, a leccionação duma unidade curricular opcional de 2º ciclo em Medicina Narrativa, no 1º semestre do ano lectivo de 2012-13, na Universidade de Lisboa. Para tal contou com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

A sua candidatura à FCT foi bem-sucedida (PTDC/CPC-ELT/3719/2012, ver:http://www.ulices.org/eventos/resultados-dos-projectos-ceaul-no-concurso-icadt-da-fct.html ), tendo obtido financiamento para os próximos dois anos, período em que desenvolverá um elenco diversificado de iniciativas.