Monthly Archives: January 2015

Publicação – “The Development of Narrative Practices in Medicine c.1960–c.2000”

narrative medicine thumbTemos o prazer de anunciar que se encontra disponível para descarregamento a mais recente publicação coordenada pelo Professor Brian Hurwitz (King’s College, Centre for the Humanties and Health):


The Development of Narrative Practices in Medicine c.1960–c.2000, Jones E M, Tansey E M. (eds) (2015), Wellcome Witnesses to Contemporary Medicine, vol. 52. London: Queen Mary University of London.


O “Witness Seminar” em que se baseia esta publicação promoveu o debate sobre a origem e a evolução da “medicina narrativa” enquanto campo intelectual e educacional.

Contando com testemunhos de colaboradores dos EUA, do Canadá, do Reino Unido e da Europa, o volume inclui textos sobre tópicos como: a introdução das humanidades na educação médica; a influência do debate na ética médica e o desenvolvimento da bioética; o impacto de movimentos políticos e sociais em, por exemplo, questões de deficiência; o crescimento dos cuidados paliativos; escrita de pacientes sobre experiências de doenças como o cancro; e os alicerces interdisciplinares das práticas narrativas em medicina, derivadas de esferas da filosofia tais como a hermenêutica, e de áreas como a psicanálise, a psiquiatria e as ciências sociais.

O volume inclui também uma introdução da Professora Trisha Greenhalgh (Oxford).