Monthly Archives: May 2015

Publicação | Revista Ethics, Medicine and Public Health

O Projecto N&M tem o prazer de anunciar a publicação de uma nova revista científica dedicada às Humanidades Médicas:

Ethics, Medicine and Public Health

A revista tem co-direcção do nosso Investigador Christian Hervé, participação da nossa Investigadora Maria de Jesus Cabral, e direcção adjunta de Marie-France Mamzer, que tem colaborado activamente com o Projecto.

O primeiro número da revista está disponível em acesso livre aqui.

Publicação | Maux en mots. Traitements littéraires de la maladie

O Projecto N&M tem o prazer de anunciar a publicação de um novo volume em formato electrónico dedicado às Humanidades Médicas, co-organizado por uma das suas Investigadoras:

Maria de Jesus Cabral, Maria João Reynaud, Maria de Fátima Outeirinho, José Domingues de Almeida, Maux en mots. Traitements littéraires de la maladie (E-Book), Biblioteca digital da Universidade do Porto, 2015, 2015. EAN13: 9789898648464.

68569

DOWNLOAD

Excerto da Introdução:

“Les vingt textes qui composent ce volume, issu des deux journées d’études réalisées à la Faculté des Lettres de l’Université de Porto en avril 2014, déploient un large éventail, dans le temps et l’espace et dans les deux langues de nos réjouissances, des rapports étroits ou moins évidents, voire contradictoires, entre maux et mots, et ce que leurs multiples rencontres nous disent sur l’homme et ce monde auquel il est confronté.”

Creative Dialogues: Narrative and Medicine

O Projecto N&M tem o prazer de anunciar a publicação de Creative Dialogues: Narrative and Medicine (Cambridge Scholars Publishing, 2015).

Picture of Creative Dialogues

Este volume é resultado do trabalho pioneiro desenvolvido no campo da Medicina Narrativa por uma equipa de investigação interdisciplinar sedeada no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (ULICES/CEAUL) e dedicada, desde 2009, ao projecto internacional Narratia & Medicina. Os artigos e ensaios aqui reunidos, não obstante a sua heterogeneidade (resultado natural de um estudo transdisciplinar), não são apenas de grande calibre quando considerados individualmente, mas constituem também uma importante contribuição para o campo maior das Humanidades Médicas quando tidos em conjunto. Eles serão sem dúvida úteis e apelativos a um público geral, que inclui em primeiro lugar e sobretudo profissionais de saúde e estudantes de medicina, mas também investigadores em áreas das Humanidades, com um crescente interesse nesta interface interdisciplinar. Entre os colaboradores deste volume, o leitor encontrará os nomes de vários especialistas internacionais de prestígio, tais como João Lobo Antunes, Rita Charon e Richard Zaner.