Monthly Archives: July 2016

Colóquio Internacional | Salut de part et d’autre? FLUP – Parque Biológico de Gaia | 3 e 4 de Outubro

A doença é de longa data um dos temas de predilecção da literatura, razão pela qual as obras literárias constituem uma fonte inesgotável de conhecimentos, revelando o homem confrontado com a patologia física ou mental, o sofrimento, a finitude, o meio hospitalar. Na edição anterior do Rendez-vous de la Critique, indagámos a representação das doenças na literatura, sob o prisma das formas e da linguagem que as transpõem (Maux vécus, mots écrits. Traitements littéraires de la maladie, Eds. Le Manuscrit, 2015). Q​ue relações entretecem e suscitam hoje literatura, saúde e bem estar ? Que pistas de leitura, de investigação, de problematização se podem explorar, num contexto marcado pelo retorno da literatura ao real e por uma convergência cada vez mais consolidada ​com a medicina? Uma saudável contrapartida ​humanista aos impulsos tecnicistas das profissões de saúde?

Este colóquio de dois dias pretende responder a estas perguntas pondo em diálogo investigadores nacionais e estrangeiros das áreas da literatura e da medicina. O programa (bilingue) inclui sessões plenárias, com participantes convidados, sessões paralelas de comunicação e uma mesa redonda.

Para mais informações: contactar Maria de Jesus Cabral e José Domingues de Almeida através do e-mail rdvcritique8@gmail.com

programa 1